Desde muito cedo, quis trabalhar para ganhar seu próprio dinheiro. Aos 12, ia para a Praça Santa Terezinha para pegar fio de cobre para vender. Trabalhou como vendedor e propagandista da indústria farmacêutica e, depois, como bancário, no Banco Mercantil. Mas sua vocação para o empreendedorismo foi mais forte e, em 1989, foi convidado para ser sub-prefeito de Quiririm, onde ficou por quatro anos. À frente desta empreitada, Rubinho idealizou com os moradores da colônia a Festa de Quiririm.
Aqui em Taubaté, foi também gerente da área de Programa de Desenvolvimento Econômico, contribuindo para a atração de 25 empresas para nosso município. Seu talento e competência o levaram a atuar não só em Taubaté. Assim, Rubinho traz na bagagem a experiência de ter conduzido trabalhos em outras cidades: Foi Secretário de Planejamento - Contratado e nomeado para desenvolver o GEIN - Grupo de Expansão Industrial e o GEAP - Grupo de Expansão Agropecuária, Assessor Especial de Indústria e Comércio de Guaratinguetá, sendo responsável pela chegada do shopping na cidade.
Atuou em Ferraz de Vasconcelos como Consultor de Indústria e Comércio e no Espírito Santo como integrante no projeto de Promoção de Oportunidades de Investimento, junto ao Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado do Espírito Santo.