Dia Mundial do Pedestre foi comemorado ontem, dia 8 de agosto
Mensagens de texto, ligações telefônicas, fones de ouvido. Muitas são as práticas que podem gerar a falta de atenção de uma pessoa ao caminhar e colocá-la em perigo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 12 mil pedestres são vítimas de acidentes fatais, a cada ano. E, de acordo com o Observatório Paulista de Trânsito, a taxa de mortalidade de pedestres, a cada 100 mil habitantes no Estado de São Paulo, é de 5,10.
Achei muito prudente que, pensando nisso, a Johnson & Johnson em São José dos Campos, possui regras internas que visam à segurança de todos os colaboradores ao transitarem pelo Campus. O uso de fone de ouvido, ler ou digitar uma mensagem no celular enquanto caminha, ou correr, por exemplo, não são práticas permitidas. Além disso, há faixas demarcadas e destinadas somente para a circulação dos pedestres. “Nosso objetivo, é manter o bem-estar de todos. E, especificamente quando falamos de trânsito, entendemos que não basta somente conscientizarmos os motoristas, mas também os pedestres”, explica Sérgio Silva, coordenador de Segurança Patrimonial na J&J.
A Cultura de Segurança da empresa tornou-se forte dentro e fora da J&J, com a conscientização das famílias de funcionários, de pessoas de convívio e da comunidade de entorno. “Muitos compartilham conosco que levaram nossas regras para os familiares e amigos para conscientizar a todos da importância do pedestre ser responsável. Além disso, todos os anos recebemos crianças de escolas públicas para falarmos de Educação no Trânsito ”, finaliza Sérgio.