Dia 8 desse mês participei de um encontro no Senac Taubaté, com profissionais da área da educação. O tema foi "Ação coletiva- mpliando olhares e repensando práticas para refletir exatamente o que a Sala de Educadores vem construindo ao longo dos anos: a colaboração e o espaço de troca, ampliando o olhar sobre a prática profissional do educador".
O evento nos trouxe a reflexão para uma aprendizagem com autonomia, a escolha formativa e a conexão com o mercado e com o mundo. Entre os assuntos abordados nesta edição estiveram:
- educação inclusiva;
- recursos tecnológicos aplicados à educação;
- educação infantil;
- metodologias ativas;
- arte e cultura;
- gestão escolar;
- família e escola;
- mediação de conflitos;
- relações interpessoais;
- avaliação formativa;
- jogos no processo de aprendizagem e temas relevantes para o mercado, além de outros assuntos de demanda local, por meio de palestras.
O que são "Metodologias Ativas"?
As metodologias ativas participativas, estruturadas na prática e procuram fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. O educador torna-se um mediador e criador de ambientes e situações para que o aluno aprenda protagonizando o processo de aprendizagem. Consequentemente, docentes e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender, unindo-se em parceria na construção dos saberes.
O evento nos trouxe a reflexão para uma aprendizagem com autonomia, a escolha formativa e a conexão com o mercado e com o mundo. Entre os assuntos abordados nesta edição estiveram:
- educação inclusiva;
- recursos tecnológicos aplicados à educação;
- educação infantil;
- metodologias ativas;
- arte e cultura;
- gestão escolar;
- família e escola;
- mediação de conflitos;
- relações interpessoais;
- avaliação formativa;
- jogos no processo de aprendizagem e temas relevantes para o mercado, além de outros assuntos de demanda local, por meio de palestras.
O que são "Metodologias Ativas"?
As metodologias ativas participativas, estruturadas na prática e procuram fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. O educador torna-se um mediador e criador de ambientes e situações para que o aluno aprenda protagonizando o processo de aprendizagem. Consequentemente, docentes e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender, unindo-se em parceria na construção dos saberes.